Girl Power! ;-)

Venho estudando sobre feminismo, questões de gênero, sobre o papel da mulher na sociedade, e principalmente na arquitetura há algum tempo. Esse é um assunto que está em pauta e provoca discussões calorosas ultimamente. Há mulheres que se recusam a aceitar felicitações pelo Dia das Mulheres (bla bla bla “dia das mulheres é todo dia” bla bla). Eu continuo a acreditar que esse tipo de “extremismo” não nos leva a lugar nenhum, não leva a nossa sociedade a evoluir.

Confesso que por vezes me perguntei que diabos aquelas mulheres loucas estavam pensando ao queimar sutiã nos anos 1960?!? Éramos felizes, a vida para nós mulheres era mais simples… Amélia não era só “mulher de verdade”, era também uma mulher de sorte! (hahaha) Ela não tinha que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, cuidar de casa, do marido, dos filhos…. Brincadeiras à parte, devemos nossa profunda admiração pelas conquistas que as mulheres alcançaram nas últimas décadas, somos cidadãs em pé de igualdade com os homens. Sempre gosto de ressaltar nossas diferenças biológicas (não há como ignorar esse fato, por exemplo: somos nós que engravidamos e amamentamos) porém somos igualmente capazes. Assim, não podemos tratar como igual os diferentes, da mesma forma não podemos tratar com diferença os iguais.

Hoje somos livres para escolher nosso caminho. Tenho amigas que trabalham e ganham igual ou mais que os companheiros, outras que são arrimo de família e sustentam casa e filhos sozinhas, outras que dedicam grande parte de suas vidas à família e cuidados da casa.

Essa semana recebi uma notícia ótima de uma amiga que dedicou anos de sua vida para cuidar da família e dos filhos pequenos e agora, com os filhos crescidos voltou a estudar e conseguiu um emprego depois de quase 2 décadas fora do mercado de trabalho. Estou muito feliz por ela. Foi uma conquista enorme e uma enorme coragem para recomeçar.

É isso que devemos celebrar nesse 8 de março: a nossa liberdade de escolha, nossas oportunidades de escrever nossa história e reescrevê-la quando quisermos, nossa liberdade de sermos quem quisermos ser. Feliz dia das mulheres!

Deixe um comentário